segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Avesso das Coisas


Uma amiga minha me deu um livro do Carlos Drummond de Andrade de presente de aniversário com o título: O Avesso das Coisas. São várias frases de Drummond que mostram (lógico) o outro lado das coisas, das pessoas, das relações...

Uma dessas frases diz o seguinte: "Certas amizades comprometem a ideia de amizade."
Eu fico matutando aqui na cabeça o quanto é difícil conviver com as pessoas e com as situações que elas criam. Eu mesma sei o quanto é difícil quebrar a cara quando menos se espera. Mas o pior é quando você já desconfia e mesmo assim quebra a cara. Tem gente que acha que sim, mas eu discordo, os fins NUNCA justificarão os meios.
Vamos esclarecer mais. Estou falando de amizades que logo logo descobrimos que não passam de pedras no sapato. Quem nunca foi traído por um 'amigo'? Mesmo confiando/desconfiando, quem nunca quebrou a cara com alguém nessa vida?
Sei que todos nós estamos sujeitos a errar, mas é imprescindível reconhecer e se arrepender. Aí é que tá... há os caras de pau que acham que passar por cima dos outros na busca da própria felicidade é aceitável. Mas não é!
Não é porque você está com fome que tem o direito de roubar um pacote de arroz no mercado. Há meios mais dignos de se conseguir isso.
Tão mudando até o nome da coisa: correr atrás do que quer, seguir o lance, lutar por um objetivo. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Na minha época a gente chamava de 'bolada ou punhalada nas costas'. E ninguém tentava justificar.
Na minha terra é questão de caráter. Como naquela propaganda do carro: ou você tem, ou você não tem. Se fosse vendido em concessionárias talvez fosse mais fácil de adquirir. Você vai lá e compra o seu do modelo que quiser. Pode ser mais simples sem ar condicionado ou airbag. Ou pode ser mais top, com vidro elétrico e GPS. O importante seria ter.
Mas mesmo assim ainda teria gente a pé nesse quesito. Sempre tem desculpa: O IPI é alto, os juros também, as prestações...
Infelizmente muitas vezes é difícil banir totalmente esse tipo de pessoa com o prazo de validade vencido das nossas vidas, é por isso que pra dar uma voltinha ou passadinha pela minha é só com bandeira 2. O olho fica sempre aberto porque para conquistar SUAS coisas e SEUS espaços é necessário respeitar o do outro. Quem passa por cima é só avião e passarinho, já que galinha pode até ter asa, mas não voa!
Então minha gente, aproveite o que é seu por direito e o caráter que está em promoção: de graça até segunda ordem!
Nem sempre as coisas são o que aparentam, mas não desiste não já que 'as mão de Pilatos ficaram menos limpas depois que ele as lavou'. Já dizia Drummond.



A gente não faz amigos, reconhece-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comenta ai vai! E obrigada pela visita =)